De acordo com a norma, no artigo 7.5.1, “todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim”.

É interessante utilizar os cursos de treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para preparar uma equipe de primeiros socorros.

Este ano, a Audax Electronics implantou o curso e montou sua equipe.

O kit deve ser montado de acordo com a atividade a qual a empresa se dedica. Assim, o kit de uma siderúrgica deve ser diferente de um empreendimento da construção civil, considerando que também são diferentes os riscos aos quais estão expostos os empregados de cada atividade.

Em empresas em que os riscos de acidentes são menores, de modo geral, o kit deve conter algodão, ataduras, fita crepe, esparadrapo, Band-Aid, gaze, tesoura com ponta redonda, antissépticos, pinça e luvas para procedimentos. Manter bolsas térmicas para a aplicação de compressas quentes ou frias também é uma boa iniciativa, uma vez que as compressas podem amenizar dores.